Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 17 de agosto de 2008

O desafio de conviver com a diferença.

Hoje em dia é muito fácil encontrarmos dentro de uma mesma região, por exemplo, formas diferentes de se expressar. Isso acontece porque a diversidade de culturas cresceu bastante. Há algum tempo atrás seria mais difícil nos depararmos com coisas assim. Talvez isso esteja acontecendo com mais facilidade devido aos avanços da sociedade que, a cada dia, ocorrem com menos dificuldade. Essa popularização das culturas é muito interessante, pois é bastante importante nós estarmos atentos ao que está acontecendo ao nosso redor.
O assunto se tornou tão interessante que existem pessoas que estudam a fundo as muitas culturas que existem pelo mundo. Mas como existem pessoas que se interessam pelo assunto, também existem outras que não gostam muito da idéia de misturar as coisas. Pessoas essas que esquecem completamente a importância de respeitar o próximo, seus costumes e suas maneiras de ver o mundo. Parece que elas se esquecem que vivem no mesmo lugar que as outras pessoas, o planeta Terra, e que da mesma forma que fazem alguém sofrer pelo preconceito que espalham, elas também podem uma hora passar por uma situação dessa, sendo ofendidas por apenas querer viver da forma que elas gostam. Isso porque ninguém é melhor que ninguém. Precisamos aprender que apesar dessas diferenças culturais, somos todos iguais, independente de cor, preferência, sexo, raça, nem nada.
E assim começa o desafio de conviver com a diferença. Ao mesmo tempo que se torna fácil para alguns conhecer outras formas de se viver e com isso aumentar a bagagem cultural, se torna complicado para outros ser diferente. Por exemplo, os árabes não são muito bem aceitos nos Estados Unidos (quase ninguém é bem aceito lá, mas os árabes sofrem mais com essa diferença), porque ainda hoje os americanos têm preconceito, que só piorou depois do atentado às torres gêmeas. Da mesma forma que acontece com os americanos nos países árabes, porque o mal que eles causam aos povos dos países daquela região é terrível. Outro exemplo que acontece muito é aqui mesmo no Brasil, em relação aos nordestinos, principalmente. Coisas ruins muitas vezes são logo relacionadas à eles, quando, na verdade, a cultura nordestina é uma das mais ricas que existem no país e uma das que mais deveriam ser respeitadas. E muitos outros exemplos existem, é só nos ligarmos que vamos perceber com facilidade. Mas não basta apenas tomar consciência de tais acontecimentos e ficar de braços cruzados. Como em várias outras situações, nós devemos lutar por igualdade e respeito. Sem isso modelo nenhum de sociedade que exista ou venha a ser inventado resistirá e alguma hora o fio, que já se encontra bastante frágil, que ainda amarra a sociedade que vivemos vai arrebentar, criando um caos mundial. Precisamos o mais rápido possível vencer esse desafio.

8 comentários:

Silvana Persan disse...

acho que o estranho (o diferente) nos estranha e quando não sabemos como reagir a esse estranhamento, acabamos discriminando. e não adianta alguém vir com demagogia, porque todo mundo já teve seu momento xenofobia (mesmo que tenha sido inconscientemente).
um dia, quando a humanidade evoluir a este ponto, estaremos livres da nossa xenofobia, principalmente da xenofobia que não admitimos ter.

bjs

Levi Ventura disse...

realmente respeito pelo diferente está difícil

http://duventublog.blogspot.com/

Nathállia Motta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathállia Motta disse...

hahahha ñ gostei temos o mesmo template!rs =)

Você não acha que fica meio estranho agente ter o mesmo template?mi diz a sua opinião

Nathállia Motta disse...

Já troquei o meu achei um que tem mais haver com meu blog =)

Problema resolvido!=)

Nathállia Motta disse...

ah então ta quando vocÊ trocar você mi avisa?pois gostei desse template então pra não fica um blog igual o outro eu troquei mais si você for trocar mesmo mi avisa!

Beijo

Clarissa Fracesinha disse...

Oeee
adorei o blog
Vamos aceitar o outro como ele é
e pronto
td certo já
quero te ver no meu blog tbm
http://derretendoossatelites.blogspot.com/

Anônimo disse...

Respeito é algo que pra receber temos que da, hj em dia eh muito complicado e dificil
Te espero no meu bjs!